sábado, 20 de agosto de 2011

A paixão pela profissão

Em recente entrevista ao Programa Jô Soares, o piloto Ivan Sant'anna descreveu os erros mecânicos e humanos mais comuns e como se poderia evitar tragédias, como as que têm ocorrido nos últimos anos na Aviação Civil Brasileira,  e o que se tem feito para coibi-las ou minimizá-las já que pouco ou quase nada,  pilotos e co-pilotos,  podem fazer para reverter situações análogas.
 
Defende também a participação de todos quando da percepção de algo incomum durante o voo, como por exemplo, a posição do sol em relação a aeronave e seu destino, eis que o piloto pode incorrer adversamente - admite que essa percepção pode ajudar e, portanto, deve ser comunicada sempre, no instante e por qualquer um - eis, que o pensamento do comandante ou qualquer outro operador é a de que será capaz, e a qualquer momento, de romper obstáculos emergenciais, e muitos se consideram semideuses diante da máquina - posicionamento divergente de corrente majoritária e responsável, primando-se pela cautela.
 
Faz considerações acerca de estatísticas sobre os desastres aéreos e da  segurança nessa locomoção em relação a outros meios de transportes mais utilizados ao tráfego comercial e/ou de pessoas, contudo, enfatiza a comoção nacional diante de tragédias aéreas e do grande impacto na sociedade.
 
Preambula sobre a profissão e a vocação daqueles apaixonados pelo seu objeto de desejo profissional,  o avião - quase numa deformidade genética! diz, a exemplo de outras profissões e de profissionais. Ao ouví-lo/assisti-lo pude ratificar e compreender o que aconteceu com meu sobrinho. A família percebeu desde tenra idade a sua escolha, a partir dos brinquedos e do que mais o atraia quando criança.
 
A visão da terra, do espaço e a possibilidade de navegação, seja pelo o uso de um telescópio, simulador de voo, aeromodelismo ou como profissão desejada e/ou escolhida.  Hoje, o sonho dele já virou realidade para orgulho dos familiares.

É de sua autoria, onze Obras voltadas para a Aviação Civil.
Vale a pena conferir!



Saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário