sábado, 16 de novembro de 2013

Simbolo da sabedoria

A CORUJA ...
História, característica, particularidade e peculiaridade...
Simbologia

O termo coruja é a designação comum às aves estrigiformes, das famílias dos titonídeos e estrigídeos. Tais aves possuem hábitos crepusculares e noturnos e vôo silencioso devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos, sobretudo de roedores, insetos e aranhas. Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pêlos e fragmentos de ossos.

Em relação as especulações sobre os seus ataques, simplesmente reagem como qualquer outro animal quando se sentem ameaçados. Moram em ninhos que ficam em cima de árvores. Apesar de também pertencerem a categoria das "aves de rapina" em razão do bico curvo e unhas fortes, seus filhotes podem ser vítimas de outros predadores assemelhados como por exemplo, o gavião.

A coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não vêem. Simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. Talvez por isso tenha sido escolhida como mascote dos escoteiros e dos cursos universitários de Filosofia, Pedagogia e Letras.

Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo. Os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico. Pela sua característica de animal notívago (noturno), era vista pelos gregos como símbolo da busca pelo conhecimento. Havia uma tradição que dizia que quem come carne de coruja adquire seus dons de previsão e clarividências, mostrando poderes divinatórios.

A superstição popular traduz que essas aves prenunciam a morte com o seu piar e/ou esvoaçar. Julgava-se também que por visitarem as igrejas durante a noite, onde comumente existiam lamparinas de azeite acesas, estas, teriam passado a apreciá-lo. Contudo, apenas procuravam os insetos atraídos pela luz.

A grande particularidade dessa ave é conseguir girar o pescoço por aproximadamente 270º em torno de si e/ou 180° para cima e para baixo para observar algo ao seu redor, permanecendo com o resto do corpo sem o menor movimento. A grande capacidade de visão e audição as tornam exímias caçadoras. Enquanto todos dormem ela permanece acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos da noite. Por isso, representa para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto.

O termo "coruja" geralmente é aplicado aos pais e/ou as mães que ressaltam com grandes exageros as qualidades dos filhos. É extensivo a outros familiares como tios, avós e outros.

Pela a história, característica, particularidade e peculiaridade acerca desta ave de rapina, envolvida em muitas lendas e mistérios, fruto da imaginação do homem e de cunho meramente cultural, conquanto, apenas a trajetória de uma das tantas espécies de aves existentes no meio-ambiente. Pela ave exótica que demonstra ser e pela simbologia ...

Melhor será admirá-la!


Nenhum comentário:

Postar um comentário