I
De aorcdo ocm uam pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcêo pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não tmeos cdaa lrtae isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
II
De aorcdo ocm uam pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcêo pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não tmeos cdaa lrtae isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
II
minhaavómãedemamãeramaisaltaemaismagra.
minhaavómãedepapaisechamavaEster.
vovóSôniasempreria.
vovóEsterquasenãoria.
vovóSôniaadoravaouvirecontarpiadas.
Este tipo de teste só vêm confirmar a hipótese de que as pessoas não leem de fato palavra por palavra, letra por letra. As pessoas leem conjunto de palavras e buscam um significado para uma montoeira de informação. Interessante não? Será que isso tem a ver como as pessoas leem e, consequentemente interpretam? Qual o método mais eficiente para uma boa leitura? a formal ou a silábica, cifrada ou agrupada em parágrafos, dentro ou fora dos critérios morfológicos, semânticos ou outros quaisquer; mas que visem sempre resultados positivos a interpretação e como consequência, a qualidade da escrita? Descubra a sua!
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