segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ltiurae com prguo de plvaraa

                                                                                I
De aorcdo ocm uam pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso,  a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcêo pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não tmeos cdaa lrtae isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
                                                                                 II

    minhaavómãedemamãeramaisaltaemaismagra.
    minhaavómãedepapaisechamavaEster.
    vovóSôniasempreria.
    vovóEsterquasenãoria.
    vovóSôniaadoravaouvirecontarpiadas.

                                                       E então...? Conseguiu?


Este tipo de teste só vêm confirmar a hipótese de que as pessoas não leem de fato palavra por palavra, letra por letra. As pessoas leem conjunto de palavras e buscam um significado para uma montoeira de informação. Interessante não? Será que isso tem a ver como as pessoas leem e, consequentemente interpretam?  Qual o método mais eficiente para uma boa leitura? a formal ou a silábica, cifrada ou agrupada em parágrafos, dentro ou fora dos critérios morfológicos, semânticos ou outros quaisquer; mas que visem sempre resultados positivos a interpretação e como consequência,  a qualidade da escrita? Descubra a sua!

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