quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Águia ou galinha?


Ao fazer inferência a indagação sugerida pelo título,  faz-me lembrar daquele aluno, pelo seu espanto, quando da frase pronunciada por aquela professora, em sala de aula: "Desejo que todos vocês sejam sempre Águias na vida" ,e, para desalento da mestre (a), ao ouvir lá do fundinho da sala: "Eu não sou bicho", obrigando-a desprezar o que estava fazendo para explicar qual o significado da expressão, contextualizando-a com a conotação dada pelo título do vídeo "águias e galinhas".

A você,  que até então não sabia diferenciá-las, mas agora pode compreender melhor, aquela educadora e os desejos mais futuristas - vislumbrar, senão almejar -  desta ou daqueles que amam a EDUCAÇÃO e que, modestamente, desempenham suas atividades pautados principalmente na Sabedoria da Vida...Eis, a resposta!

Alunos,  aproveitem e explorem - no bom sentido! - o conhecimento dos seus mestres!
Acreditem no seu potencial, capacidade e  inteligência, individual,  na construção do bem comum. Voem o mais alto que puderem. Assim, como verdadeiras Águias!

Acredite!

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Jogo: Festival da M P B

Aprenda sobre a história da nossa música
Dia Nacional da MPB


Se jogue na M P B 

E veja quantos pontos consegue fazer no jogo da
"Música Popular Brasileira"

                                             ♪♫                           
      Como nossos pais/Elis Regina                                                                                                                                                                                                                                 Maria Bethânia♫          
         Por isso cuidado, meu bem                           
             Há perigo na esquina                                                    ♪                
             Eles venceram e o sinal
             Está fechado pra nós                                                                                   Roberto                                    Que somos jovens  ♫                                                                                      Carlos                                                                                                                                                             
              
                                                                           ♫  Alegria, Alegria  
                                                                                     Caetano Veloso    
    ♪  Gal Costa 
                                                                                                                                            
                ♫ Caminhando contra o vento           
     Sem lenço e sem documento
    No sol de quase dezembro
                                             Eu vou ... ♫                                                        XVI
XVIIIXIX

♫♫♫ Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único                                                               Anos 60
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas                           Anos 70                ♫    ♫              Anos 80               
Tijolo com tijolo num desenho mágico ...♫♫♫

Construção/Chico Buarque                                                  Prá voce guardei o amor  
                                                                                              Que nunca soube dar
              ♫                                                                                    O amor que tive e vi sem me deixar                                                                                                              Sentir sem conseguir prova
Maluco beleza                                                                         Sem entregar 
Raul  Seixas                                                                             E repartir ... ♫    -   Nando Reis
                                                 Marisa Monte 
 ♫Enquanto você                                             
Se esforça pra ser                                      
Um sujeito normal                                                    Elba Ramalho  
E fazer tudo igual ...          
....................                                                                                               Antonio Carlos Jobim 
Vou ficar                                         Lulu Santos                      
Ficar com certeza
Maluco beleza                                                                       Milton Nascimento 
Eu vou ficar                          
Ficar com certeza                                       
Maluco beleza ...♫                                            Secos e Molhados                                 Djavan
                                         
                                          Gilberto Gil                                           

♪♫           ♫♪          E tantos outros...!!!             ♪♫           ♫♪    
                          
  ♪♫                                  ♫♪
Saiba mais:

Livros sobre a MPB                                                                                   Luiz Gonzaga
Música: Ensino obrigatório nas escolas                                                  "Saudade, o meu
Educação musical, leitura e escrita                                                          remédio é cantar"  
Dicas de Educação musical                                                                                 
Livros infantis sobre música             
Benefícios da música                                                                                13.12.1912                       Literatura infanto-musical                                                                         02.08.1989                    
Música da semana
Música da semana II                                                                                                                                                                                                      ♫      ♫     ♫            ♫ 
                                                                                                                                                                                                                                                ♪♫                                     
                   ♫♪                               ♫♪

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Os desafios da ciência


Na história da humanidade a ciência sempre buscou responder,  minimizar ou solucionar as mais complexas indagações do homem, acerca de tudo que o aflige, principalmente em se tratando das doenças, seja pela sua origem, destino, acontecimento, curas - só não se conseguiu a cura para os males da alma,  as dores de amores,  como já dizia o poeta.

E, nessa perspectiva, registrou-se ao longo da história, comunidades sendo dizimadas por males desconhecidos, incuráveis ou pelo menos sem o antídoto necessário ao seu controle, levando populações a desaparecerem do Planeta, ou sequer vislumbrarem possibilidades minimamente de sobrevivência ou com a qualidade desejada. Um exemplo histórico foi a Peste Negra, onde 1/3 da população européia desapareceu.

Atualmente, o grande desafio, entre tantos, é a cura das várias doenças, oriundas da AIDS, Alzheimer,  Parkinson, os vários tipos de Câncer, entre outras.

Ressalta-se ainda, e não menos importante, aquelas aqui denominadas "transitórias" ou sejam, adquiridas em uma determinada época do ano, a exemplo a hantavirose, a dengue, leptospirose, proliferação de bactérias, entre ou outras, pelas faltas de saneamento básico, conscientização da população ou mesmo políticas públicas voltadas para o seu fim, levando inclusive ao óbito.

De forma, que a ciência procura andar passo a passo - ou descompasso, em razão dos vários interesses dos laboratórios? - com o indivíduo, dando ou procurando dar respostas, porém, nem sempre satisfatória ou pelo menos a contento do se espera dessa comunidade.

Estudos buscam explicações para a origem da vida. Biólogos, físicos, químicos e médicos se lançam numa mesma corrida para que esta seja prolongada ao máximo. Nos laboratórios, a ciência como chave ideal que possa impulsionar e destrancar a sua origem ou reconstruí-la em seus vários aspectos, aliando-se sempre as outras possibilidades num único objetivo, o seu prolongamento e sua qualidade.

Surgem novos experimentos e/ou tecnologias investigativas - robóticas - ou seja, através das tecnologias, os conhecimentos se interagem  em auxilio a capacidade intelectual do homem na conquista de melhores resultados, inclusive, pacificando-se até mesmo exo corpóreo,  qual sejam,  in vitro.

Um dos principais desafios da ciência é encontrar sua fórmula - mágica !? -  ou do como bem vivê-la pela qualidade ou longevidade, eis que para cada século existem novas doenças correspondentes, numa regra desigual, desproporcional aos apelos das populações. Novos desafios a se vencer. E sob esse aspecto, médicos já admitem a cura pela positividade e fé do paciente ao seu restabelecimento. Aspectos estes, há bem pouco tempo, ignorado pela comunidade científica.
 
Assim, buscam soluções para os vários males físicos que acometem jovens, velhos, ricos, pobres, negros, brancos. É! porque só nesse momento é que todos se igualam. Não existe somente uma pessoa, da raça tal, da condição tal... todos são vulneráveis, a exemplo do que se tem observado, diuturnamente. E muitos perguntam, porquê comigo? Na verdade, nesse momento não há distinção. Nem beleza, juventude, classe social, dinheiro... materialmente falando, capaz de se  restituir a saúde de alguém numa condição de perecimento. E então, todos devem se unir numa mesma perspectiva, ou seja,  a  Vida na Terra!

Várias doenças físicas, psíquicas, emocionais, psicossomáticas, degenerativas, virais... e/ou sob várias denominações e origens, num verdadeiro desafio para a ciência. Descobrir as curas e/ou os males que acometem a humanidade tornou-se a grande  "Cruzada"  do terceiro milênio.

Esperança é o seu nome!


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terça-feira, 4 de agosto de 2015

Estado, menor!?

Grande tem sido a perplexidade dos cidadãos em face do fenômeno população de jovens menores em situação de risco.

A Lei nº 8.069/90 buscou combater práticas anacrônicas recepcionadas pelo Código de Menores a partir da concepção e locupletação do indivíduo, credor de direitos, porém, muito se discute a sua real eficácia, já que se observa dicotomias conjunturais e/ou estruturais do Estado quanto à aplicabilidade e eficácia.

Neste sentido, apesar de a lei estabelecer a proteção integral a criança e ao adolescente, comum é vê-los à margem, e, em completa dissonância com o estampando normativo, já que comum é a falta da assistência devida a estes, sobretudo no que tange aos riscos e vunerabilidades a que estão expostos - e a que expõem toda sociedade. Por outro lado, a família, escola e outros segmentos sociais demandados não são suficientemente empenhados e/ou devidamente acompanhados de modo a efetivar satisfatoriamente as previsões do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Assim, vive-se no famoso mundo do "Faz de conta",  do "Finjo que faço" ou do "Pouco se faz, porém, nada se cobra". A ausência de vontade política ou social banaliza a violência a partir da semente pouco cultivada ou mesmo sucumbida pela erva daninha da postergação. E a situação emerge e caminha ao caos social.

Aliás, na sociedade marginalizada e violenta, o individuo maior utiliza-se do menor para a prática delituosa, exatamente porque sabe da condição "privilegiada" daquele que a vida e o Estado negou-lhe todas as oportunidades, inclusive a própria dignidade, já que este não possui o mínimo à sobrevivência - E aqui não se discute o que seria considerado "mínimo" constitucionalmente garantido ao cidadão brasileiro. A linha é bastante tênue entre a vida e um tênis de marca - ou falsificado, vai saber!

E isso tudo nos remete as várias situações. A condição negada ou frustrada do indivíduo, família desestrutura, educação inaadequada, ausência de valores morais e éticos, ingerência e/ou paternalismo do Estado, já que oferece, mas não fiscaliza, cobra ou responsabiliza corroboram para filas se intensifiquem. E isso faz lembrar casos recentes:

E a frase já pronta ecoa: "Sou de menor!" (sic) como se fosse uma autorização para delinquir, matar. A advogada Renata, pediu calma, rapaz atira e leva o carro, diz a prima Carolina. 2 menores e um maior - adolescente conta como escolheram o carro, detalhadamente, confirma que se aproximou pronto para atirar e empolgação, vi que era "duas muiér" "desce do carro!!!. Atirei, não sabia que tinha acertado. Fui para casa dormir". Já tinha passagens por roubos a pedestres boyzinhos mas que roubos a carros era um dos primeiros. Velho conhecido da polícia. Tinha sido recolhido (apreendido, eis que não cometem crime) e liberado, e após 4 dias matou a advogada. O impacto da tragédia na sociedade, e na família da vítima, a própria filmagem mostrando que o jovem já estava com o revólver engatilhado e não deu a chance dela sair do carro.O único assaltante maior de idade se apresentou depois. O menor, encaminhado para a Fundação casa, passará 3 anos e sairá com a ficha limpa.

Isso faz lembrar daquele sujeito pai de família, empresário, trabalhador, que contribui para o crescimento e desenvolvimento do país, então, abordado em plena luz do dia por mais um sequestro relâmpago, sob a mira de uma arma engatilhada, teve seus bens/pertences subtraídos. E mais uma vez, a presença do menor, e do maior. O mais interessante é que podem votar, fazer escolhas - boas e más - dirigir veículos roubados , furtados, entre outros atos infracionais- e fazem isso com tamanha propriedade e desenvoltura, melhor que qualquer outro cidadão, mas não podem assumir seus atos. O manto da impunidade os protege. Ao cidadão honesto, participante e contribuinte resta-lhe o medo de se tornar a próxima vítima. A este, glorifica-se por sair vivo!

Contudo, opiniões divergem a maioria, inclusive especialistas. As questões sociais e a garantia da proteção integral - por regra, paradoxais. Jovens que sem acompanhamento adequado enveredam para o lado do crime desde muito cedo. Armados, realizam roubos, latrocínios, homicídios, traficam, aterrorizam. A falta ou descontrole da família, estado, legislação frágil. A utilização cada vez mais, do menor pelo maior, desafiam a eficácia das leis. A educação como prevenção, homens de bom-senso, leis mais severas...

Precisamos fazer algo!

Será que o Estatuto da Criança e do Adolescente será mais uma das denominadas "letras mortas" elaborada pelo Estado em que pese sua abrangência e real alcance normativo? Construir cárcere, e ainda mais sem capacidade e competência ou cotas sob várias denominações, nunca foi ou será a solução. Será que estamos pensando pouco, menor ou deficiente? Certamente, quando não se investe em educação, logo, o caos se instala. Hoje, se discute a Lei da Palmada. Será inversão dos valores ou a derrocada social?

A pior falha é não admitir as fragilidades ...
e/ou simplesmente não desejar corrigi-las,
o fim justificará os meios!


segunda-feira, 20 de julho de 2015

Amigos

Jóias raras, inesquecíveis... 
Simplesmente,  amigos!

O prólogo em destaque é tão somente para homenagear os amigos!

Qual melhor definição para o substantivo "Amigo"? Os dicionaristas certamente o definiriam em diferentes formas, já que apresenta-se adjetivado. Mas como descrever uma amizade? Amigo é para sempre. Acredita-se que essa seja a melhor definição. Ao contrário de qualquer outra,  por melhor que seja. Diferente de colega, cuja definição vem de algo passageiro, temporário, efêmero, as vezes, solidário; porém, não com a mesma intensidade, extensão, doação incondicional; reciprocidade, cujo laço e significação transcende até mesmo os de parentesco.

Amigos são poucos, conta-se nos dedos. Diferente de colegas. Já dizia Aristóteles: "O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos". É muito bom tê-los sempre por perto. Nem sempre é possível, porém, a distância não será o bastante para separá-los, afinal é a amizade que os unem.

Amigo não é aquele que só concorda ou sempre acata o que o outro fala ou quer, mas sobretudo aquele que mostra erros, faz critica, propõe mudanças - as vezes até, comportamental - sugere, acompanha a evolução do outro, compartilha coisas boas e más, se solidariza com o outro, ajudando-o, encorajando-o. Irradia sentimentos altruístas em relação ao outro, quer seu crescimento, sob qualquer outro pretexto.

Não necessariamente se veem com a frequência necessária ou como gostariam, mas sabem o que os une: A amizade sincera. E o poeta, acrescentou: 


"Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Do lado esquerdo do peito
Dentro do coração
 ... 
Mesmo que o tempo e a distância
Digam "não"
 ...

Se você o encontrar, guarde-o na mais nobre ala do seu coração, conserve-o para sempre eis que encontrou um verdadeiro tesouro, portanto, és um privilegiado. Tens um amigo! A verdadeira amizade nem o tempo a  destrói. Tudo passa, ela é fiel, contínua, duradoura.

Entre amigos não existe traição. Feliz é aquele que tem um amigo e o privilégio de chamá-lo assim:  Meu amigo! Pois bem sabe, ele é especial. E já diz o velho provérbio popular: "Mas vale um amigo na praça que muito dinheiro em caixa".

Amigos são solidários até quando permanecem em silêncio -  e como sabem escutar - e se silencia, o outro sabe que mesmo assim ele estará por perto, disposto a estender-lhe as mãos, os braços e tudo que puder. As vezes até discutem, mas a verdadeira amizade permanece indiscutivelmente ao longo do tempo.

Você tem um?
Eu sim, muitos, e, excelentes ...
Até servem de inspiração.
Ah, verdadeiras fontes de inspiração!

Obrigada, amigos!
Que o Senhor, em sua infinita bondade, os cubram com o seu Sagrado Manto, e que possamos continuar sendo sempre bons amigos, uns para com outros, sem nenhuma restrição ou impedimento por muitos e muitos anos.

Afinal, serei sempre
Amiga!


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segunda-feira, 22 de junho de 2015

Atitudes que aprovam

Avaliações requerem aprovações
Educação! 

Assunto sério que demanda socialização, integração e exige compromisso de todos, ou seja, dos segmentos que compõe a denominada comunidade escolar (pais, alunos, professores etc). Por muito tempo a escola pública serviu de referência, sobretudo na questão pedagógica, como lócus de extensão à formação dos indivíduos.

A educação, como bem asseveram os dicionaristas e especialistas é o processo de ensinar e aprender. Ensina-se e aprende-se o tempo todo, infinitamente. E como já dizia a nobre poeta, Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".  E neste diapasão, todos são alunos, professores, mestre na arte de ensinar.

Assim, na dialética da educação básica, a ausência de quaisquer dos elementos essenciais ao esperado na rotina diária à locupletação do ser pelo ser, sobretudo no segmento escolar, pode redundar em resultados poucos significativos ou mesmo desastrosos. E, na persecução de melhores resultados a sociedade ou grupo social espera alcançar.

A escola pública, diferente da particular, por muito tempo tempo destacou-se em razão dos melhores resultados. E, então, questiona-se: O que houve com o ensino público? Por que atualmente a escola pública não aufere mais bons resultados? Como melhorar e torná-la mais atraente? Quais os objetivos educacionais e sociais? Certamente, muitas perguntas e poucas respostas razoáveis eis que seus protagonistas ainda não encontraram equilíbrio lógico suficiente para responder a contento grande parte dos inúmeros questionamentos acerca do assunto.

Cediço, a educação é responsabilidade de todos. Estado, governantes, família, escola, discentes. Assim, como no efeito dominó. Se um desestabiliza coloca todo restante em vulnerabilidade na medida do pouco compromisso e responsabilização, Não se busca tão somente a excelência, mas o mínimo necessário e garantido, constitucionalmente.

Deste modo, comum é o negligenciamento, sobretudo da família, culminando no próprio desinteresse do aluno que, em razão da pouca idade e/ou imaturidade, não alcança resultados satisfatórios já nos primeiros bimestres do ano - quiçá nos últimos - já que inevitavelmente o conduzirá a recuperação (ões) ou amarga reprovação. É o denominado "bimestre do desespero" para alguns. 

Vale ressaltar que o ensino como exemplo é alcançado de modo gradativo, sequencial, contínuo, lógico, e em doses homeopáticas, e, portanto, deve ser ministrado de forma adequada, eficiente, contumaz e a tempo. Afinal, o aproveitamento educacional pode ser otimizado ao longo do período, minimizando-se as dificuldades encontradas ao seu real alcance.  

E, nesta expectativa, cabe ao Estado elaborar programas e diretrizes capazes de maximizar o ensino público brasileiro, governantes imbuidos de interesse social e com propostas de reestruturação, adequação e gestão pública como meio ao fim proposto, a escola engajada em resgatar os interesses da escola e do mesmo modo, pais e professores conscientes do seu papel na sociedade em geral.

A lição deve ser feita por todos, Afinal, somando e/ou dividindo responsabilidades e esforços certamente o sucesso será líquido e certo. É o mínimo que se espera de todos.

Assumir a responsabilidade já será o primeiro passo.
Acredite!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Tipo assim...

Discute-se muito no mundo contemporâneo o conceito do que seria considerado "normal" ou "anormal" como parâmetro balizador das condutas ou comportamentos a nortear as pessoas dentro de cada grupo social, comunidade e/ou da sociedade em geral.

Especialistas e estudiosos afirmam que a expressão "normal" é muito subjetiva, e não seria  até "sui generis" em razão da cultura de um povo? De forma que algo ou alguém poderia ser considerado "normal" para uns, e,  "anormal" para outros ou vice-versa.

E alguém poderá se perguntar: Então o que seria "normal"? Como diferenciar o "normal" do "anormal"? Existe alguma lógica entre um e outro? Como devemos diferenciá-los? Será que existe um padrão?
 
Ao longo dos processos históricos as sociedades em geral estabelecem regras, inclusive as de convivência, a partir de parâmetros balizados em ideologias e, como tal obedecem regulamentos critérios e conformidade com aqueles dominantes no grupo social. Nesse caso, tem-se a inferência da (s) cultura (s) em que essas populações se encontram inseridas.

Na verdade, entre "normal" ou "anormal" deve prevalecer o equilíbrio. E este,  talvez seria a forma mais sensata, lógica, adequada e que deveria nortear os comportamentos humanos, principalmente ao se relacionarem objetivando  o  respeito e a equidade social. Senão, vejamos alguns exemplos:
      
Seria  considerado "normal" ou "anormal" alunos carregarem consigo e para dentro da escola e/ou sala de aula baralhos - o famoso, Uno - walkmans, Iphone, Ipod, Ipad, câmeras fotográficas, ioiôs, bate-bates, maquiagens, bonés, óculos de sol, entre outros objetos? Ou mesmo comportamentos ou manifestações de intolerância, preconceito e/ou de discriminação (bullying)? Muitos responderiam, sim! Outros certamente  responderiam,  não!
 
Então, indaga-se: Qual a utilidade desses objetos em sala de aula quando não solicitados? É possível atender diferentes apelos e/ou interesses individualizados? Provavelmente os mais afoitos já se manifestariam, mas o questionamento é tão somente para induzir à reflexão. Há, inclusive, Lei específica - em todos os níveis acadêmicos, e onde todos são informados, inclusive os pais - sobre o uso veementemente proibido de material eletro-eletrônico em sala de aula, Até mesmo pela pluralidade de interesses dos envolvidos no processo dialético social.
  
De certo, que essa situação cotidiana, corriqueira para alguns, sobretudo nas escolas e universidades públicas, eis que até banalizam atitudes do gênero, e até de outras mais esdrúxulas,  mas que também se manifestam e que se prefere não colocá-las na baila das discussões. Uma coisa é certa,  no mínimo, dispersa aquele (a) que faz uso nesta condição, e aqui descritos, reforçando o descumprimento das normas institucionais em detrimento de todos. Será sempre possível?

E mais: Se a Escola é o local de locupletar conhecimentos, vislumbrando a boa educação pressuposta, recebida e desejada inicialmente em casa, com e na figura dos pais, porquê teria-se de descredenciá-los justamente em suas dependências, adequações e normas? E,  então, qual seria o seus papéis e importândia na sociedade?

Certa vez, ouvi a seguinte frase: "Somos de uma geração que obedecíamos os nossos pais", hoje porém; a geração é a de  "pais que obedecem os seus filhos". Na mesma leva de raciocínio, no passado "os pais cobravam as notas dos seus filhos"; atualmente estes, "cobram-nas dos professores, destes". E não está em baila a defesa do cerceamento da expressão destes no processo dialético. O que se discute hoje, incansavelmente, é a inversão dos valores comportamentais nas sociedades, em especial no âmbito educacional.

É assim em qualquer situação ou em qualquer lugar. É só observar! Para uns até pode parecer estranho e/ou até esquisito determinados comportamentos, coisas ou situações. Para outros, normalíssimo!
 
E então, consegue perceber e diferenciar o "normal" do "anormal"? Afinal, não se encontra certas espécies em qualquer lugarou qualquer lugar para certas espécies, bem como determinados comportamentos são impróprios e/ou inadequados ao crescimento e desenvolvimento individual e de outros em detrimento de todos. Cada um na sua hora e local.