domingo, 26 de agosto de 2012

Parafraseando a história

Fonte Google Imagens
É sabido que a história contada pelos povos, e em diferentes épocas, sempre foi pautada pela visão do dominador, ou seja, do colonizador,  numa perspectiva ideológica colonialista por considerar que o ser colonizado era sempre um rude, incapaz, sem conhecimentos, dependente.

Em nenhum momento, se deu voz ao colonizado (dominado), portanto, nunca se tomou conhecimento qual era o seu pensamento acerca de nada e/ou mesmo diante de determinadas atitudes contrárias a sua pessoa, seus desejos e vontades, seu objetivo, interesse ou qualquer coisa que o valha ...a sua ideologia de vida! Pasmem, o colonizador em relação ao colonizado o teria como um ser "dolicocéfalo"! Aff! até o nome é estranho. E o significado disso?...

Em diversas sociedades, e até nos dias atuais, discute-se o conflito de gerações. Pais e filhos não se entendem, talvez porque um quer, normalmente o que o outro não quer, ou vice versa. De sorte (ou azar?) os conflitos se instalam nas famílias,  trazendo desconforto para todos,  mas alguém pergunta: E o que tem a ver uma coisa com a outra? Respondo: Muito a ver!

Afinal, em que pauta esses conflitos? Nas ideologias. E, normalmente, por causa da dominação de um sobre o outro. Como assim? A ideia de que, quem detém o poder é que domina a situação e quem está sob o seu jugo é quem deve obedecer - para o seu conforto e sossego! Mas, será que em algum momento, ele (dominador) pára e permite a voz do outro (dominado)? Nunca ou quase nunca. E então?  por considerá-lo um ser incapaz, dependente, passível ou à margem de qualquer coisa ruim. É assim,  adotam a postura do "eu estou te protegendo" e o pior, acreditam nisso!

Então é por isso que podemos compreender o discurso do dominador colonial: "O negro é os pés e as mãos do proprietário da terra", mas porquê os negros eram tratados como mercadorias, andavam nus ou seminus e não tinham nenhum direito? Para serem melhores controlados! E os pais em relação aos seus filhos? ...

Bem, as ideologias se tornam discriminatórias, preconceituosas e até reacionárias. Como assim? Ninguém, por menor que seja o seu entendimento, suportará  sistemas opressivos e de dominação - Por isso que os negros escravos fugiam na primeira oportunidade, mesmo sabendo que se apanhados, seriam castigados.  É assim entre os povos até aos dias atuais.

O colonizador e o colonizado, o comandante e o comandado, o governador e o governado, pais e filhos, talvez ...Isso explica as revoltas, as greves, as guerras, o conflito entre gerações. Os conflitos entre indivíduos, grupos, sociedades. As ideologias diferentes e/ou diferenciadas de uns em relação a outros.

É assim, a história do homem na sociedade. Mas, lembre-se:  Há quem disto de tudo isso! Quem!? ...
Em um sistema democrático de direitos, o Estado - na figura dos seus poderes, ouvindo as partes (um e outro), o  governo ouvindo o seu povo e/ou dando-lhe voz, os pais aos filhos, filhos aos pais.

Precisamos reconstruir a história,  ouvindo a outra parte, ou seja, o dominado... Mas, e com a tal da ideologia? Será possível?

Reflita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário