segunda-feira, 7 de abril de 2014

Cargo ou encargo: Pai, Mãe, Responsável

Filho (s), tutelado(s), curatelado(s)

Você acompanha o desempenho do filho, tutelado e/ou curatelado. Acredita que faz a sua parte no crescimento e desenvolvimento material, físico, mental e intelectual dele (s), entretanto, alguns problemas surgem com a sua educação ao longo do ano letivo, mas que requerem soluções rápidas, sob pena de fracasso, evasão escolar, falta de estimulo, etc. Chega a ser até um desafio em razão de tantas atribuições. Comum é observar pais e/ou responsáveis, a cada final de ano, desesperados porque o filho ou seu representado está na iminência de recuperação, ou literalmente, da reprovação. E, ao final, todos frustrados pelo ano mal acompanhado, senão, indiscutivelmente perdido!
Pergunta-se: Você costuma ir regularmente as reuniões de pais e mestres? Conhece todos e/ou pelo menos parte dos professores do seu filho? Sabe das tarefas escolares, tais como as atividades diárias de cada componente curricular, pesquisas e apresentações de trabalho, provas e/ou passíveis recuperações? Conhece o funcionamento da escola, Projeto Político Pedagógico, Projetos Interdisciplinares e/ou Extracurriculares que envolvem todos no processo ensino-apredizagem do seu filho? Quantidade de aulas e/ou horários, reposições de aulas em razão de paralisações ou de outras manifestações da categoria? Conhece o calendário escolar? Saberia dizer quantos dias letivos são ministrados e quantas faltas são facultadas ao seu filho? Cumpre o seu papel de pais e/ou responsável, integralmente?
Lembre-se: Dificilmente o aluno não tenha tarefas escolares, regulares, em razão das matrizes curriculares - Matemática, Portugues, História, Ciências, Geografia, Artes,  Inglês, entre outras. Se a tarefa não está no caderno ou no livro didático certamente tem-se que pesquisa algum assunto, elaborar síntese, redações ou revisar algum trabalho ou estudar para alguma prova etc. Caso nada tenha neste sentido, melhor será o hábito da leitura, sobretudo da literatura brasileira. Conheça com seu filho as bibliotecas locais e os títulos oferecidos. Certamente, será de grande proveito!
O jovem, sobretudo crianças e adolescentes gostam quando os pais lhes cobram algo, denotam interesse e participam do seu cotidiano, se mostram presentes no seu dia a dia, inclusive no escolar. Parece paradoxal, eis que ao mesmo tempo requerem regras, limites e responsabilidades. 

Como pode perceber, muito se tem para fazer neste sentido. O horário escolar não será suficiente para a completa interação do seu filho com o mundo cada vez mais competitivo e desigual. O compromisso deve ser igual, contudo, em papeis diferenciados. E aqui nem se discutiu os casos dos com necessidades especiais em razão das incapacidades ou inclusões.

Sem ajuda dos pais e/ou responsáveis, certamente, professores, mestres, monitores, não preenchem todas as lacunas ensejadas. Afinal, educação é responsabilidade de todos. Contribua, participe, a causa é nobre.
Faça à sua parte,
Educação pronuncia-se com a responsabilidade de todos!

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