quarta-feira, 22 de abril de 2020

Descobrimento do Brasil

Brasil: Descoberto, conquistado, invadido...

O Jogo: Descobrimento do Brasil
Quebra-cabeça com o mapa do Brasil



A ideia inicial sobre o fato em tela é demonstrar, senão refletir, o processo histórico acerca da chegada dos europeus ao Continente Americano, sejam estes ingleses, franceses, holandeses, espanhóis, portugueses, contrabandistas, aventureiros, entre tantos outros que por aqui passaram, cujos interesses variavam ou que tinham a proporcionalidade e/ou quantidade a medida que chegavam; porém, uma coisa era comum: Todos que aportavam eram estranhos à terra.

Nesta perspectiva, faz necessário algumas significações acerca do assunto em tela. Para os dicionaristas em geral, tem-se que a palavra DESCOBRIMENTO é quando uma pessoa descobre uma coisa que ninguém tinha visto antes. E, neste sentido, sabe-se que o Continente já estava ocupado por outros povos, denominados "índios" e outros, denominados povos pré-colombianos, ou seja, povos existentes antes da chegada de Cristóvão Colombo.

Do mesmo modo, a palavra CONQUISTA pelo seu significado, tem-se como um processo, ação ou resultado de um objetivo, qual seja, o de conquistar, êxito, sucesso em alguma tentativa, conseguir, saltar obstáculos, transpor muralhas, ocupar espaço que antes parecia impossível. Neste sentido, mais parece um prêmio pelo esforço de alguém.

Diferentemente do caso, eis que os europeus até tentaram barganhar, negociar, impressionar com os índios, oferecendo-lhes objetos diferentes e de pouco valor como espelhos, pentes, canivetes, entre outros, porquanto tentativas inócuas, visto que não foram suficientes para realizarem seus objetivos de exploração sem muito esforços e, as evidentes mortes inclusive de índios e europeus.

No mesmo sentido, tem-se o termo INVASÃO a significação dada pelos vernáculos. Para estes, a palavra expressa ato ou ação de invadir sem consentimento de outro (s), irrupção, entrada brusca e hostil. O contrário, o seu antônimo será, concessão, forma pacífica e resiliente a ocupação.

Não é o caso em comento e baila, haja visto que não houve nenhuma concessão dada por parte dos índios, senão, exatamente o seu contrário - a resistência à invasão. Até pela pouca ou quase inexistente forma de se estabelecer comunicação ou diálogo entre ambos, reforçada pelas diferenças culturais.

E, então?

Em razão das significações e intelecção própria dos europeus acerca do tema, contextos mundiais, interesses vários, mas indubitavelmente insertos, indaga-se: O Brasil foi descoberto, conquistado ou invadido? Será possível elaborar diferentes titulações para o acontecimento histórico?

Atos e fatos.
Dinâmica histórica.
Análise e reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário